Secções
Entrar

José Manuel Silva recusa "atuação imprópria" enquanto bastonário da Ordem dos Médicos

Rui Avelar 30 de novembro de 2021 às 21:47

O atual autarca de Coimbra está a ser investigado por abuso de quilómetros percorridos em viatura pessoal quando era bastonário. José Manuel Silva afirma à SÁBADO que "não tinha autonomia" para ordenar quaisquer pagamentos, e que "nunca o fez".

Uma hora depois da divulgação feita pela SÁBADO, em resposta à interpelação, José Manuel Silva alega tratar-se de uma "falsa imputação", supondo que da autoria de terceiros, "de qualquer atuação imprópria, designadamente enquanto bastonário".

David Martins / Correio da Manhã

"Todos os valores que me foram pagos ou restituídos por conta do exercício do cargo (…) ocorreram em rigoroso cumprimento das deliberações do Conselho Nacional [da Ordem dos Médicos], conforme os estatutos e parecer jurídico, constando de registos próprios e das competentes atas e seguiram as regras de escrutínio e de processamento próprias da OM", acrescenta.

Neste contexto, o ex-bastonário assinala que, "nos termos dos estatutos então em vigor, o bastonário não tinha autonomia para ordenar quaisquer pagamentos, e nunca o fez, designadamente os correspondentes a ajudas de custo, cujo regime não tivesse sido previamente aprovado pelo Conselho Nacional, estando as contas da Ordem devidamente aprovadas e escrutinadas".

Quanto à ida de um médico estomatologista de Coimbra para Lisboa a fim de assessorar o outrora bastonário, diz José Manuel Silva que "os termos e condições da sua contratação, integralmente cumpridos até ao respetivo termo, foram decididos pelo Conselho Nacional da Ordem".

Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas