Secções
Entrar

IPMA estima ventos entre 180 e 190km/hora durante tempestade Leslie

16 de outubro de 2018 às 14:24

A passagem da tempestade tropical Leslie terá causado ventos de 180 a 190 quilómetros/hora, superiores aos registados nas estações meteorológicas oficiais, estimou o IPMA.

A passagem da tempestade tropical Leslie nas zonas mais afectadas de Portugal terá causado ventos de 180 a 190 quilómetros/hora, superiores aos registados nas estações meteorológicas oficiais, estimou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ao observar os estragos causados e ao comparar "os dados de radar com os das estações IPMA e com outras não oficiais, devem ter ocorrido valores na ordem dos 180 a 190 km/hora", a 10 metros do solo, à semelhança do que aconteceu em Dezembro de 2009 na região Oeste, disse à agência Lusa a meteorologista do IPMA Margarida Belo Pereira.

A meteorologista adiantou que "já foram analisados preliminarmente os padrões de radar, que indiciam que os valores podem ter sido superiores" ao máximo de 176km/hora, registado na estação meteorológica da Figueira da Foz/Vila Verde, do IPMA.

A especialista em fenómenos extremos explicou que "a forma como o vento varia em torno da depressão não é igual em todos os locais, varia de sítio para sítio", por isso, os ventos que se estima serem na ordem dos 180 a 190 km/hora não foram registados pelas estações meteorológicas do IPMA existentes.

O Leslie está "no top três das tempestades atlânticas com os valores mais elevados de vento" registados em Portugal, disse Margarida Belo Pereira.

Na Figueira da Foz, a rajada de 176km/hora foi a mais elevada registada nas estações meteorológicas do IPMA, em Portugal.

A 17 de Outubro de 2015, foi registada uma rajada de 169km/hora no Cabo da Roca, em Sintra, no distrito de Lisboa, e a 23 de Dezembro de 2009, uma rajada de 142km/hora, na região Oeste, dividida entre os distritos de Lisboa e Leiria.

A meteorologista esclareceu que o Leslie não foi o primeiro furacão a atingir Portugal Continental, lembrando que o primeiro foi, em 2005, o furacão Vince, que se transformou em tempestade tropical ao aproximar-se do território.

Contudo, as rajadas de vento mais elevadas registadas nesse ano pelas estações meteorológicas foram de 68km/hora em Faro e Vila Real, no Algarve, e de 78km/hora em Jerez, já no sul de Espanha.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Protecção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afectado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela