Secções
Entrar

Governo reabre candidatura portuguesa a Agência Europeia do Medicamento

17 de junho de 2017 às 18:56

O Porto será incluído, indicou o Ministério da Saúde. Rui Moreira já foi informado pelo ministro, via telefone


O processo de candidatura de Portugal a acolher a Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai ser reaberto de forma a incluir também a cidade do Porto, disse hoje fonte oficial do Ministério da Saúde. De acordo com oCorreio da Manhã, o anúncio foi dado pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, ao presidente da câmara do Porto Rui Moreira. 

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

De acordo com uma nota do ministério da Saúde, o Governo decidiu reabrir o processo de candidatura, referindo que só o Porto, a par de Lisboa, "parece reunir condições para uma candidatura muito exigente e competitiva em termos europeus". "Neste contexto, o Governo tomou a iniciativa de contactar a Câmara Municipal do Porto para que a cidade se associasse, no âmbito da Comissão de Candidatura Nacional, ao processo de avaliação que irá decorrer à luz dos critérios oficiais definitivos", indica o documento. 

Esta semana, a decisão do Governo em candidatar apenas Lisboa à sede da Agência Europeia do Medicamento causou acusações de centralismo. Este recuo quer dizer que a decisão de candidatura não está fechada. 

A candidatura oficial será apresentada a 31 de Julho. Os requisitos definitivos serão conhecidos a 22 e 23 de Junho. 

Bastonário da Ordem dos Médicos lamenta debate público 
Miguel Guimarães, que lidera a Ordem dos Médicos, afirmou hoje aos jornalistas que a questão da EMA foi "muito mal tratada pelo Governo". "Este debate público que está a acontecer é mau para Portugal. Acho que Portugal com isto já está a perder pontos e devido à inabilidade que o Governo teve nesta matéria acho que, infelizmente, para todos, vamos perder a Agência Europeia do Medicamento, quando o interessante seria ficar em Portugal, o sítio era irrelevante", defendeu. 

"É um péssimo exemplo do que Portugal por vezes faz, não existe planeamento e organização. Este debate que está a ser tido publicamente, devia ser um debate interno entre as várias estruturas. Depois de ter as propostas devidamente fundamentadas, o Governo, com a Assembleia da República, decidia qual o lugar ideal para albergar a agência", criticou Guimarães. 


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela