Secções
Entrar

Governo prolonga situação de alerta até domingo

Débora Calheiros Lourenço 14 de agosto de 2025 às 19:09

Maria Lúcia Amaral anunciou a decisão do Governo.

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou esta quinta-feira que a situação de alerta devido ao risco agravado de incêndio foi prolongada até domingo. 
Maria Lúcia Amaral anuncia prolongamento do alerta de incêndios até domingo MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
"Porque a adversidade não dá sinais de nos largar, o Governo decidiu prorrogar, uma vez mais, a situação de alerta, que se manterá, com todas as proibições que foram fixadas na declaração inicial do dia 3 de agosto, até ao dia 17, domingo", declarou Maria Lúcia Amaral, na sede nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide. Questionada sobre os apelos e as críticas dos autarcas, que têm lamentado a falta de meios, a ministra considerou esses apelos "mais do que compreensíveis", tendo em conta o sentimento de "impotência e aflição" perante as chamas. Ainda assim partilhou que na, quarta-feira, foram mobilizados 603 veículos terrestres, 1850 operacionais e realizadas 167 missões aéreas além de que dois canadairs portugueses já estão disponíveis e a estes se acrescentam os dois cedidos por Marrocos. "Temos neste momento no terreno o maior dispositivo de sempre", afirmou Maria Lúcia Amaral. Maria Lúcia Amaral deixou ainda um pedido para que, especialmente sexta-feira, sejam "evitados todos os comportamentos de risco". 
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela