Secções
Entrar

Governo anuncia “maior compra de comboios da história da CP” no valor de 819 milhões

Jornal de Negócios 15 de julho de 2021 às 15:13

O ministro Pedro Nuno Santos anunciou a aquisição de 117 automotoras, naquela que será a "maior compra de comboios da CP em toda a sua história” e que totaliza um investimento de 819 milhões de euros.

O Governo decidiu em Conselho de Ministros avançar com um "concurso sem precedentes" tendo em vista a "maior compra de comboios da CP em toda a sua história" e que representará um investimento de 819 milhões de euros, "boas notícias" que ficaram a cargo do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Em causa está a "aquisição de 117 automotoras elétricas", das quais 62 automotoras serão para serviço urbano: 34 unidades para a linha de Cascais e que visam substituir as atuais 29 unidades, "que têm mais de 50 anos"; 16 unidades para reforçar as restantes linhas da Área Metropolitana de Lisboa e 12 unidades para o reforço dos serviços urbanos do Porto"; 55 automotoras elétricas para o serviço regional de todas as linhas ferroviárias nacionais. 

Neste "dia histórico para a ferrovia", Pedro Nuno Santos sublinhou que se juntam ainda mais 22 automotoras para o serviço regional "cujo concurso já havia sido lançado há algum tempo, mas que ainda não tinha devida calendarização do seu financiamento".

Com estas "novas 139 automotoras", o governante notou pretender-se assegurar "vários objetivos": substituir material obsoleto, com o ministro a dar como exemplo as composições em circulação na linha de Cascais, dar resposta à procura existente, isto apesar de se verificar atualmente, e por força da pandemia, "alguma redução de procura", e ainda dar "resposta a uma previsão da procura nos próximos anos". Em suma, o objetivo passa por "dar resposta às necessidades da população em matéria de mobilidade ferroviária". 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela