Secções
Entrar

Gouveia e Melo condena insultos racistas à deputada do PS Eva Cruzeiro

Lusa 11 de novembro de 2025 às 12:43

O ex-chefe de Estado-Maior da Armada afirmou que "esse tipo de afirmações" são "completamente deploráveis".

O candidato presidencial Gouveia e Melo classificou hoje como "deploráveis" os insultos de natureza racista de que terá sido alvo a deputada socialista Eva Cruzeiro e que motivaram a abertura de um inquérito no parlamento.
Gouveia e Melo acusa Marcelo de o querer travar, levando-o a candidatar-se a Belém JOSÉ COELHO/LUSA
Na sexta-feira, a socialista Eva Cruzeiro apresentou queixa formal ao presidente da Assembleia da República contra o deputado do Chega Filipe Melo, na sequência de um incidente ocorrido em 29 de outubro passado, durante uma audição com o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, quando se debatia a questão da imigração. "Gritou-me, vai para a tua terra", contou a deputada do PS na carta que enviou a José Pedro Aguiar-Branco. Confrontado com este caso ocorrido na Assembleia da República, o ex-chefe de Estado-Maior da Armada afirmou: "Esse tipo de afirmações acho completamente deploráveis". "Somos um país que foi para muitas terras. Desde 1500 que globalizámos o mundo e, portanto, isso não tem nada a ver com a nossa cultura. A verdadeira cultura portuguesa não é essa", frisou. Perante os jornalistas, o candidato presidencial foi ainda confrontado com um outro caso, este relacionado com um vídeo que terá sido enviado pelo vice-presidente do Chega Pedro Frazão para o movimento Reconquista. Henrique Gouveia e Melo referiu então "que há leis contra a discriminação, e as autoridades têm de agir de acordo com a lei". "Sobretudo quando essa discriminação é óbvia e é propagada nos meios de comunicação social através de ideias que contrariam a nossa democracia, o nosso espírito democrático e até às nossas leis", rematou. No final da visita ao serviço de neonatologia do Hospital de São Francisco Xavier, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada foi também questionado sobre o facto de os seus adversários na corrida a Belém o estarem a acusar de imaturidade e de dizer disparates. "Não respondo porque isso é a política da pequena intriga. Eu não me meto nessa política. Eu meto-me na política dos grandes problemas, que afetam os portugueses todos", alegou. Neste contexto, Gouveia e Melo procurou também salientar a sua condição de candidato presidencial "independente". "O que desejo é independência no Palácio de Belém, com moderação e capacidade para ajudar o país a evoluir. Este país precisa de evoluir e transformar-se verdadeiramente", acrescentou.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela