Secções
Entrar

Gabriela Canavilhas renuncia ao mandato de deputada pelo PS

10 de julho de 2018 às 14:10

A antiga ministra da Cultura renunciou ao mandato de deputada pelo PS, adiantando que regressará às actividades de docência e também de pianista.

A antiga ministra da Cultura Gabriela Canavilhas comunicou esta terça-feira ao presidente do parlamento a sua renúncia ao mandato de deputada pelo PS, adiantando que regressará às actividades de docência e também de pianista "de forma mais regular".

1 de 3
4. Gabriela Canavilhas
Foto: Sábado
Foto: Pedro Catarino/Cofina Media
Gabriela Canavilhas
Foto: Raquel Wise

"Depois dos dois anos em que integrei o XVIII Governo Constitucional, os quatro anos e meio na oposição parlamentar na anterior legislatura, e passados já estes três anos da XIII Legislatura, venho comunicar-lhe que decidi terminar este importante ciclo na minha vida – a vida politica activa – e, por consequência, venho apresentar-lhe o pedido de renúncia do meu mandato como deputada, com efeitos a partir de 31 de Agosto 2018", escreve Gabriela Canavilhas na carta enviada a Eduardo Ferro Rodrigues.

Gabriela Canavilhas, deputada eleita pelo círculo eleitoral do Porto, foi candidata pelo PS a presidente da Câmara de Cascais nas últimas eleições autárquicas, tendo obtido 29% dos votos contra cerca de 46% da coligação PSD/CDS-PP, que repetiu a maioria absoluta neste município.

Na carta endereçada ao presidente da Assembleia da República, a antiga ministra da Cultura do segundo Governo liderado por José Sócrates revela o que tenciona fazer após abandonar o parlamento. "A partir de 1 de Setembro voltarei à vida privada, à vida cultural e académica, às funções de professora do ensino secundário – funções que suspendi em 2003 – e, eventualmente, à actividade pianística de forma mais regular", refere.

Gabriela Canavilhas diz ter "muito orgulho" no trabalho que deixa feito na Assembleia da República, em particular nas áreas da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, salientando, também, "a excelente relação" que manteve com todos os seus colegas, "de todas as bancadas", com quem diz ter "aprendido muito sobre politica, sobre a vida e sobre companheirismo parlamentar".

Na mesma missiva, destaca igualmente o seu trabalho na Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, qualificando-o como uma "experiência aliciante". "Há muitas formas de servir o nosso país, irei continuar a fazê-lo, como sempre fiz, mas através de outros mecanismos e com as armas da intervenção cívica e da cultura", acrescenta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela