Efeitos da tempestade Helene já se fazem sentir nos Açores
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os Açores estão a lidar com alguma precipitação e ligeiro aumento da intensidade do vento e da agitação marítima.
Às 9h da manhã nos Açores (8h em Lisboa), o centro da tempestade localizava-se a 374 quilómetros a oeste-sudoeste da ilha das Flores, no grupo ocidental do arquipélago dos Açores. Para este grupo ocidental – Flores e Corvo – antecipa-se "precipitação forte, vento com rajadas até 150 quilómetros por hora e agitação marítima que poderá atingir os oito a 12 metros".
"Assim e, de acordo com a trajectória prevista até esta hora, o Helene deverá passar muito perto ou sobre o grupo ocidental na noite de sábado/madrugada de domingo, com uma probabilidade elevada (superior a 90%)", prevê o IPMA.
No grupo central – Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge – "deverá também verificar-se um agravamento do vento, precipitação e agitação marítima, mas com menor intensidade". Já o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), deverá ser o menos afectado pela Helene.
De acordo com o IPMA, o grupo ocidental está sob aviso vermelho de precipitação de sábado para domingo.
Edições do Dia
Boas leituras!