Secções
Entrar

Dois tripulantes resgatados de veleiro abalroado por orcas no Cabo de Sines

19 de outubro de 2020 às 19:14

Embora sejam comuns no sul do país, a GNR explica que esta foi a primeira vez que recebeu relatos de orcas ao largo de Sines.

Dois tripulantes de um veleiro, ambos de 70 anos, foram resgatados no domingo, perto do Cabo de Sines, depois de a embarcação ter sido abalroada por duas orcas, divulgou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, adianta que a tripulação do veleiro, com 12 metros de comprimento, efetuou um pedido de socorro, através das comunicações rádio VHF marítimas, quando se encontrava a cerca de três milhas náuticas de distância da terra, o equivalente a 5,5 quilómetros.

"Os militares [do subdestacamento de Controlo Costeiro de Sines] deslocaram-se ao local com a lancha de vigilância e interceção, onde apuraram que a embarcação tinha sido abalroada por duas orcas que partiram o leme, deixando a embarcação à deriva e sem capacidade de manobra", avançou.

Os tripulantes, de nacionalidade portuguesa, não apresentavam ferimentos e o veleiro, com pavilhão belga, foi rebocado pela patrulha da Guarda Nacional Republicana até ao Porto de Recreio de Sines, no distrito de Setúbal, onde "vai permanecer para reparação", adiantou fonte da UCC.

Embora sejam comuns no sul do país, a GNR explica que esta foi a primeira vez que recebeu relatos de orcas ao largo de Sines.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela