Secções
Entrar

Direito de resposta à notícia “Estivadores acusam ACT de conivência”, publicada pela revista Sábado a 10 de julho de 2024

15 de julho de 2024 às 15:07

A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo do Repórter SÁBADO sobre o caso de 140 estivadores despedidos há quatro anos e que procuram ver paga uma dívida de €20 milhões.

Foi publicada na revista Sábado e na Sábado online, no dia 10 de julho de 2024 uma notícia sob o titulo: "Estivadores acusam ACT de conivência".

Reiteramos a informação prestada à revista Sábado: a ACT tem acompanhado as situações laborais no porto de Lisboa, todas as que nos foram reportadas.

No que respeita, à noticia veiculada, conforme informação já divulgada, a ACT tem em execução processos inspetivos correspondentes à intervenção em empresas que laboram no Porto de Lisboa.

Nos casos em que se verificou o incumprimento de regras legais, o respetivo empregador foi objeto de procedimento inspetivo coercivo, nomeadamente, por violação do n.º 4 do art.º 278.º do Código do Trabalho - falta de pagamento pontual da retribuição. Que no caso apenas foi arquivado por motivo de insolvência da empresa.

Embora os processos inspetivos ainda não se encontrem concluídos, sempre que foi solicitada informação foram prestados os esclarecimentos possíveis, dentro do limite balizado pelo equilíbrio entre o dever de sigilo e confidencialidade, e o dever de informação, que sempre pautam a atuação da ACT.

Conforme informado anteriormente a ACT trata todas as queixas, pedidos ou denúncias que lhe são submetidas. Os resultados dos processos inspetivos impulsionados por denúncia, queixa ou pedido de intervenção, são informados ao requerente após a respetiva conclusão tal como consta no referencial de atividade inspetiva".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela