Secções
Entrar

Dino D'Santiago é o mandatário de Marques Mendes para Cultura, Diversidade e Inclusão

Lusa 04 de dezembro de 2025 às 10:49

Segundo revelou a candidatura às presidenciais em comunicado.

O cantor e compositor Dino D'Santiago aceitou ser mandatário de Luís Marques Mendes para a Cultura, Diversidade e Inclusão, informou esta quinta-feira aquela candidatura às eleições presidenciais de 18 de janeiro.
Dino D'Santiago aceitou ser mandatário de Marques Mendes Pedro Catarino
Dino D'Santiago, de nome Claudino Jesus Borges Pereira, é natural de Quarteira, no distrito de Faro, filho de imigrantes cabo-verdianos, e "tem-se destacado na música mas também em atividades culturais e sociais", refere a candidatura em comunicado, realçando que o cantor recebeu a Medalha de Mérito Cultural em 2023, atribuída pelo Ministério da Cultura. "A distinção significou o reconhecimento do contributo para a criação musical em língua portuguesa e para a sua projeção no mundo; do seu papel na promoção do diálogo cultural entre os povos que falam português; e do empenho que colocou defesa da igualdade e no combate a todo o tipo de discriminação", lê-se na mesma nota. Dino D'Santiago é um dos fundadores do projeto de dinamização cultural "Sou Quarteira". O cantor, músico e compositor cresceu no Bairro dos Pescadores da vila algarvia, onde iniciou a ligação à música, primeiro como elemento do coro da igreja local, mais tarde como compositor e criador das suas próprias canções, em espetáculos de rap. Recebeu a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Loulé, foi premiado pelos Cabo Verde Music Awards, e tem o recorde dos prémios Play da Música Portuguesa. Em 2010, o projeto Nu Soul Family ganhou o MTV Europe Music Award para Melhor Artista Português. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou eleições presidenciais para 18 de janeiro de 2026. Luís Marques Mendes é o candidato apoiado pelo PSD. Além de Marques Mendes, anunciaram candidaturas às eleições presidencais António Filipe (com o apoio do PCP), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Catarina Martins (apoiada pelo BE), Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal) e Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), entre outros.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela