Secções
Entrar

Daniel Adrião pondera candidatar-se à liderança do PS

Lusa 14 de novembro de 2023 às 11:03

Decisão "está dependente de um conjunto de consultas", mas será anunciada até sábado.

O dirigente socialista Daniel Adrião afirmou esta terça-feira estar a ponderar uma candidatura a secretário-geral do PS nas próximas eleições diretas por considerar que os dois candidatos conhecidos são "herdeiros do costismo" e têm "falta de ambição reformista".

Ricardo Pereira/SÁBADO

Daniel Adrião disse à agência Lusa que a sua decisão "está dependente de um conjunto de consultas", mas será anunciada até sábado, dia em que se reúne a Comissão nacional do partido para decidir sobre o calendário eleitoral interno.

"Tenho recebido vários apoios de pessoas que não se reveem em qualquer dos candidatos" até agora conhecidos, José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos, declarou o dirigente da linha minoritária dos socialistas.

Adrião considerou existir "uma lacuna" relativamente aos dois candidatos já conhecidos, uma vez que são ambos "candidatos de continuidade".

"São ambos herdeiros do 'costismo' e é preciso cortar com isso. É preciso que o futuro do PS se construa com novos protagonistas", defendeu.

O dirigente socialista, que na última reunião da Comissão Nacional defendeu que o PS deveria apresentar o atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, como candidato do partido a primeiro-ministro nas próximas eleições, mostrou-se preocupado com os "danos reputacionais" que está crise está a gerar no partido e no sistema democrático português.

"A subida do Chega é o reflexo da revolta das pessoas em relação ao 'mainstream' político", sustentou, questionando a "malformação congénita" do sistema eleitoral português.

"É um sistema eleitoral aberrante. Na União Europeia, só Portugal e Espanha é que têm listas fechadas e bloqueadas", afirmou, defendendo a sua preferência pelos sistemas que permitem o voto preferencial e/ou nominal.

A Comissão Nacional do PS volta a reunir-se no sábado para definir o calendário eleitoral na sequência da demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro e da decisão de não voltar a candidatar-se.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela