Secções
Entrar

Covid-19: Utentes e funcionários de lar ilegal em Évora testados após caso positivo

11 de setembro de 2020 às 21:05

O lar está ilegal porque se localiza numa zona da cidade cujo plano de urbanização não permite a instalação de lares. Proprietária está a tentar regularizar situação.

Mais de 40 utentes e funcionários de um lar ilegal, situado perto de Évora, foram hoje testados para a covid-19, depois de ter sido detetado um caso positivo, disseram fontes do município e dos serviços de saúde.

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, indicou à agência Lusa que um idoso do lar foi transportado para o hospital da cidade na quinta-feira, tendo feito o teste para a covid-19, que deu resultado positivo.

Segundo o autarca, os restantes utentes e os funcionários do lar realizaram esta tarde os testes, cujos resultados só deverão ser conhecidos no sábado.

Pinto de Sá adiantou que o lar está ilegal porque se localiza numa zona da cidade cujo plano de urbanização não permite a instalação de lares, assinalando que a proprietária "está a procurar legalizar" a instituição.

Contactada pela Lusa, fonte dos serviços de saúde precisou que o lar tem "cerca de 25 utentes e 18 funcionários", adiantando que o até agora único caso confirmado de covid-19 está internado no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

A fonte realçou que, como se trata de um lar ilegal, "a forma de atuar das autoridades vai levar à transferência dos utentes", o que deverá acontecer quando forem conhecidos os resultados dos testes.

"Os utentes serão transferidos para um espaço de retaguarda definido pela Câmara de Évora em articularão com a Autoridade de Saúde Pública, Segurança Social e Proteção Civil", sublinhou.

O presidente da Câmara de Évora frisou que "vários equipamentos" na cidade estão prontos para "receber doentes covid-19 e não covid-19" e que as autoridades estão a tentar encontrar "o local mais adequado para os idosos".

"Temos três ou quatro hipóteses possíveis, mas a Saúde Pública terá de avaliar para avançarmos", acrescentou.

De acordo com a fonte dos serviços de saúde, alguns idosos do lar apresentam "sintomas muito pouco evidentes, como tosse e nariz entupido", pelo que, nas próximas horas, "poderá haver algumas idas de utentes com sintomatologia ao HESE".

A fonte dos serviços de saúde revelou ainda que uma creche situada em Montemor-o-Novo, também no distrito de Évora, fechou, depois de uma funcionária ter testado positivo para a covid-19.

Portugal contabiliza pelo menos 1.855 mortos associados à covid-19 em 62.813 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela