Covid-19. Terceira dose da vacina começa a ser administrada segunda-feira
"De acordo com a evolução do conhecimento científico e da situação epidemiológica poderão vir a ser definidos outros grupos-alvo para a administração de doses de reforço", refere a Direção-Geral da Saúde na atualização da norma da vacinação.
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 começa a ser administrada na próxima segunda-feira, segunda a última atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS). A terceira dose será dada a pessoas com mais de 65 anos e a residentes em lares.
Sobre esta nova fase, a DGS sublinha que "de acordo com a evolução do conhecimento científico e da situação epidemiológica poderão vir a ser definidos outros grupos-alvo para a administração de doses de reforço".
À Lusa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou que, no caso dos idosos que tomaram a vacina contra a gripe, é necessário um intervalo de 14 dias entre a administração das duas vacinas.
A DGS atualizou ainda o tempo de recobro em caso de administração da vacina contra a covid-19. Até agora, era aconselhada uma vigilância pós-vacinação durante 30 minutos, mas o tempo pode ser reduzido "para, pelo menos, 15 minutos".
Esta redução do tempo de vigilância só pode acontecer em "pessoas saudáveis, isto é, sem história de comorbilidades crónicas ou medicação crónica" e em pessoas que não apresentaram qualquer reação de hipersensibilidade ou de anafilaxia na toma das doses anteriores.
Edições do Dia
Boas leituras!