Secções
Entrar

Covid-19: Sindicatos pedem que docentes das escolas encerradas cumpram isolamento

09 de março de 2020 às 17:17

Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares, estabelecimentos prisionais na região Norte e alguns estabelecimentos de ensino para evitar que o vírus dissemine.

A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Federação Nacional de Professores (Fenprof) apelaram aos docentes das escolas que encerraram devido ao surto deCovid-19que cumpram o período de isolamento.

Em declarações à Lusa, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, reiterou a importância de garantir que todos os mecanismos de proteção sejam adotados, uma preocupação que também a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) tem transmitido aos docentes.

Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, elogiou a decisão de encerrar os estabelecimentos de ensino após a confirmação de casos de Covid-19, mas reiterou que o cumprimento do isolamento profilático é fundamental, para que a contenção do vírus seja eficaz.

"Muitos colegas têm-nos contactado para saber o que podem fazer. Claro que não há pânico, não há alarme social, e é bom que não haja, mas também não pode haver negligência", considerou o dirigente sindical, que questionou se suspender as atividades nestas escolas é suficiente, uma vez que muitos dos alunos e funcionários têm familiares a frequentar outros estabelecimentos de ensino.

Até ao momento, foi anunciado o encerramento de todas as escolas dos concelhos de Felgueiras e Lousada, duas em Portimão e na Amadora.

João Dias da Silva sublinhou que o encerramento dos estabelecimentos de ensino acompanha a evolução da situação e reflete uma proximidade entre as escolas e a Direção-Geral de Saúde, não havendo necessidade para alarme social.

"A atitude genérica dos professores tem sido de preocupação, acompanhamento da situação e busca de informação", disse à Lusa o secretário-geral da FNE, considerando que, ainda assim, deve prevalecer o bom senso, sem "alarmismos inúteis".

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos.

Cerca de 110 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.

Portugal regista 30 casos confirmados de infeção, segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado no domingo.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares, estabelecimentos prisionais na região Norte e alguns estabelecimentos de ensino.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela