Secções
Entrar

Covid-19: PSD quer esclarecer demissão do diretor do Hospital das Forças Armadas

23 de março de 2020 às 10:48

Numa pergunta enviada ao Ministério da Defesa Nacional, os sociais-democratas perguntam se o Governo "teve conhecimento antecipado" da decisão do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

OPSDquer saber os motivos da "repentina e inesperada" exoneração do diretor do Hospital das Forças Armadas numa altura em que o país está a tentar fazer face à pandemia daCovid-19.

Numa pergunta enviada na sexta-feira ao Ministério da Defesa Nacional, divulgada hoje, os sociais-democratas perguntam se o Governo "teve conhecimento antecipado" da decisão do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, de exonerar o diretor do Hospital das Forças Armadas e se "concorda com esta demissão".

"Que motivos justificam a exoneração do Brigadeiro-General Fazenda Afonso Alves num momento em que o país está em estado de emergência", pergunta ainda o PSD.

Para os sociais-democratas, esta exoneração "acontece num momento deveras difícil para o país devido ao surto da covid19 e pouco tempo depois de ter sido declarado o estado de emergência em Portugal".

"Sabendo nós que os polos de Lisboa e do Porto do Hospital das Forças Armadas estão na linha de apoio ao sistema nacional de saúde no combate à covid-19, mais difícil se torna compreender uma decisa~o que em nada contribui para a estabilidade desta instituição", referem ainda os sociais-democratas.

A substituição do brigadeiro-general Eduardo Branco pelo coronel Rui Teixeira de Sousa como diretor do Hospital das Forças Armadas foi conhecida na passada sexta-feira, através de um comunicado do Ministério da Defesa.

Segundo uma nota enviada à Lusa pela tutela da Defesa, a nomeação do novo diretor e exoneração do anterior titular do cargo foram propostas pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas portuguesas, almirante António Silva Ribeiro, depois de "ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior".

O coronel tirocinado médico Rui Teixeira de Sousa vai, assim, substituir o brigadeiro-general Eduardo Branco, que foi nomeado em 30 de outubro de 2019, de acordo com a informação disponível em Diário da República.

Eduardo Branco tinha sido nomeado para suceder à coronel Regina Mateus, que tomou posse em julho de 2018 e foi a primeira mulher a assumir o cargo de Oficial General das Forças Armadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela