Secções
Entrar

Covid-19: Ministro condecora 10 militares do Exército por serviços prestados

22 de setembro de 2020 às 12:09

"Uma palavra de profundo agradecimento pelo grande trabalho feito pelos condecorados e pelo Exército", disse João Gomes Cravinho.

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, condecorou hoje 10 militares do Exército, simbolicamente, pelos serviços prestados no contexto da pandemia de covid-19, no salão nobre do ministério, no Restelo, Lisboa.

"Uma palavra de profundo agradecimento pelo grande trabalho feito pelos condecorados e pelo Exército, no âmbito do combate à pandemia. Foi um extraordinário desempenho como um todo em circunstâncias inopinadas", disse o responsável pela tutela.

Gomes Cravinho destacou que "o Exército esteve presente em todo o lado do país, em escolas, lares, unidades médicas e continua".

"O momento que vivemos é de grande incerteza. Não sabemos se a incidência geográfica voltará a ser muito focalizada. Não sabemos se o comportamento dos portugueses vai fazer diminuir o número de infetados ou se viveremos situações de aflição no território nacional, mas temos um a certeza: a presença do exército e seu empenho", concluiu.

Na cerimónia foram agraciados com a medalha de Defesa Nacional de 1.ª classe a Coronel Margarida Almeida, diretora do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, e com as de 2.ª classe o tenente-coronel António João e os majores Milton Pais e Wilson Antunes, todos da Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química.

O aspirante a oficial Hugo Graça, chefe de equipa do Regimento de Transportes, recebeu a distinção de 3.ª classe.

Os outros elementos reconhecidos pela Defesa Nacional com o grau de 4.ª classe foram o sargento-chefe Fernando Pereira, o sargento-ajudante Vítor Jorge, o 1.º sargento António Leitão, o 1.ª cabo João Mota e o soldado Mário Fernandes.

Portugal contabilizou segunda-feira mais oito mortos relacionados com a covid-19 e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.920 mortes e 69.200 casos de infeção. Em vigilância estão 40.465 contactos, mais 1.103 em relação a domingo.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 961.531 mortos e mais de 31,1 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela