Secções
Entrar

Covid-19: Igreja Católica prepara orientações para retoma gradual de culto e cerimónias

21 de abril de 2020 às 20:24

Os bispos reuniram-se um dia depois de o primeiro-ministro, António Costa, se ter encontrado com Manuel Clemente, para discutir as condições para o levantamento de restrições à circulação a partir de maio.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) "está a preparar orientações gerais" para a "retomada possível e gradual" de celebrações comunitárias e o culto nas igrejas, adiantou hoje o órgão que reúne os bispos portugueses, em comunicado.

"Como aconteceu no princípio desta epidemia, o Conselho Permanente está a preparar orientações gerais, em diálogo com as autoridades governamentais e de saúde, para quando terminar esta terceira fase do estado de emergência, com a retomada possível e gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia e outras manifestações cultuais", adiantou a CEP, que é presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

No mesmo documento manifestou ainda a solidariedade para com a população, pela "atitude de cuidada prevenção", mas também com os doentes, familiares de vítimas da covid-19, e profissionais de saúde, forças de segurança e trabalhadores dos lares, e adiantou que a assembleia plenária para eleger os novos órgãos da CEP para o triénio 2020-2023 decorre de 15 a 17 de junho em Fátima.

Os bispos reuniram-se um dia depois de o primeiro-ministro, António Costa, se ter encontrado com Manuel Clemente, no Seminário dos Olivais, para discutir as condições para o levantamento de restrições à circulação a partir de maio, depois de terminada a atual fase de estado de emergência por causa do combate à pandemia de covid-19.

"Estamos em diálogo com a Igreja Católica, assim como com outras instituições, de forma a compatibilizar a celebração da fé com as regras de proteção social que terão de ser mantidas para travar a pandemia", declarou o líder do executivo no final do encontro, tendo considerado que a igreja católica tem sido exemplar no combate à propagação do vírus.

Portugal regista hoje 762 mortos associados à covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela