Secções
Entrar

Covid-19: Cruz Vermelha Portuguesa vai receber 10 milhões de euros da UE para testes rápidos

19 de novembro de 2020 às 21:55

Este apoio está integrado num montante total de 35,5 milhões de euros atribuído pela Comissão Europeia à Cruz Vermelha para investir em sete países para aumentar a capacidade de testagem à covid-19.

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) anunciou hoje que vai receber 10 milhões de euros da União Europeia para comprar testes rápidos de diagnóstico da covid-19 e material médico no âmbito de um apoio da União Europeia.

Este apoio está integrado num montante total de 35,5 milhões de euros atribuído pela Comissão Europeia à Cruz Vermelha para investir em sete países para aumentar a capacidade de testagem à covid-19.

Em comunicado, a CVP refere que a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) assinou um acordo com a Comissão Europeia, financiado pelo Instrumento de Apoio a Emergências (ESI), para aumentar o número de testes de diagnóstico da covid-19 que vão ser realizados pelas sociedades nacionais da Cruz Vermelha de Portugal, Áustria, Alemanha, Grécia, Itália, Malta e Espanha.

A CVP precisa que, em toda a Europa, as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho estão a apoiar os sistemas nacionais de saúde no controlo e prevenção da pandemia.

Segundo a CVP, o financiamento da Comissão Europeia vai apoiar "a formação de técnicos e permitirá o acesso a equipamento, materiais médicos e testes rápidos de antigénio para apoio ao trabalho das autoridades de saúde nacionais".

Citada no comunicado, a diretora regional da IFRC para a Europa, Birgitte Ebbesen, disse que centenas de milhares de voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho na Europa e na Ásia Central estão a trabalhar incansavelmente para conter a propagação da pandemia.

O presidente da CVP, Francisco George, reforçou a importância deste apoio na sociedade portuguesa.

"À Cruz Vermelha Portuguesa foi atribuída a verba de 10 milhões de euros, de um montante total de 35,5 milhões, o que representa uma grande ajuda para as respostas de controlo e prevenção da Pandemia. Com este apoio vamos continuar a apoiar o Estado, as portuguesas e os portugueses", refere Francisco George.

A CVP salienta ainda que a verba servirá para comprar testes rápidos, material médico e para apoio à operacionalização de novas estruturas para garantir que mais pessoas são testadas em menor espaço de tempo.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.350.275 mortos resultantes de mais de 56,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.701 pessoas dos 243.009 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela