Costa reúne-se com partidos antes de cimeira europeia
Entre hoje e quarta-feira, o primeiro-ministro vai ouvir na sua residência oficial, em São Bento, os partidos com representação parlamentar. O objectivo? Levar ideias para encontro informal em Bratislava
António Costa vai a Bratislava discutir crescimento económico e emprego com líderes europeus - mas primeiro quer ouvir os partidos. Entre hoje e quarta-feira, o primeiro-ministro vai ouvir na sua residência oficial, em São Bento, as sugestões dos partidos com representação parlamentar. Em cima da mesa estarão assuntos como o crescimento económico, emprego e o Brexit.
"É prioritário que saibamos sair de Bratislava com respostas concretas ao maior factor de angústia para os cidadãos, que tem a ver com as perspectivas de crescimento económico na Europa, de criação de emprego, em particular para os jovens, e perspectivas de termos futuro numa comunidade partilhada", vincou o chefe do Governo na passada sexta-feira, em Atenas.
Fonte do gabinete do primeiro-ministro referiu à agência Lusa que na terça-feira António Costa recebe em primeiro lugar o Bloco de Esquerda, pelas 09h30, seguindo-se ainda durante a manhã, com intervalos de 45 minutos, o CDS-PP, o PCP e o PS. Na parte da tarde, será a vez do primeiro-ministro reunir-se com Os Verdes, pelas 15h30, recebendo depois o PAN (Pessoas Animais e Natureza) pelas 16h00.
Por se encontrar em Jornadas Parlamentares até terça-feira, o PSD deverá ser recebido em São Bento na quarta-feira pelas 12h00.
A reunião informal de Bratislava, que se realiza numa altura em que a Eslováquia tem a presidência rotativa da União Europeia, juntará chefes de Estado e de Governo de 27 Estados-membros. O Reino Unido não estará representado. A questão do Brexit, na sequência do referendo britânico e a estratégia de médio prazo da União Europeia serão os dois principais temas em discussão.
No processo de preparação desta reunião informal, António Costa reuniu-se em Atenas, na sexta-feira passada, com os chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da Europa do sul. No domingo participou num jantar informal em Berlim a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.
Antes, a convite do presidente francês François Hollande, o primeiro-ministro já tinha estado em Paris numa reunião que juntou líderes socialistas e progressistas de governos da União Europeia, tendo tido também uma conversa telefónica com o presidente do Conselho Europeu, o polaco Donald Tusk.
Edições do Dia
Boas leituras!