Secções
Entrar

Costa pede "sentido cívico" e lembra que as "tragédias" se repetem

Diogo Barreto 02 de março de 2021 às 15:21

“Apelo ao sentido cívico para que mantenhamos com rigor este confinamento", disse o primeiro-ministro à saída do Hospital Curry Cabral, onde agradeceu o trabalho dos profissionais de saúde.

O primeiro-ministro apelou ao "sentido cívico" e que se trave o aparente desconfinamento dos últimos dias e que não se baixe a guarda em relação à covid-19 e aos seus perigos.

"Sei que o cansaço vai-se acumulando, sei que as necessidades vão aumentando, o risco de perda de emprego e de destruição de empresas vai aumentando e tudo isso obviamente pressiona", afirmou António Costa à saída do Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

"Nós não podemos repetir o que aconteceu na primeira vaga, o que aconteceu na segunda vaga e muito menos podemos repetir o que aconteceu neste trágico mês de janeiro", disse ainda o chefe do Governo, pedindo que as pessoas não esqueçam o que aconteceu no início deste ano. "As tragédias repetem-se quando os seres humanos repetem os erros que conduzem a essas tragédias", disse.

O primeiro-ministro disse ainda que é nos hospitais que se trata da doença, mas onde "se trava a pandemia é lá fora, é cada um de nós com o nosso comportamento", acrescentando ainda um agradecimento "profundo" aos profissionais de saúde que combatem a pandemia há um ano.

"Claro que muitas vidas se perderam, há doentes que continuam doentes, mas o imenso trabalho que foi feito por profissionais médicos, de enfermagem, auxiliares, técnicos de diagnóstico, todos, foi algo de absolutamente extarordinário e queria agradecer a todos", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela