Secções
Entrar

Costa estima que vai poupar com pagamentos antecipados ao FMI

22 de novembro de 2016 às 20:34

O primeiro-ministro acredita que com antecipação o Governo vai conseguir poupar 40 milhões de euros em juros

O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que a antecipação pelo Governo do pagamento de duas 'tranches' ao Fundo Monetário Internacional (FMI) permitirá uma poupança de 40 milhões de euros em juros e uma "redução sustentada" da dívida.

António Costa assumiu esta posição no discurso que encerrou as Jornadas Parlamentares do PS, que se iniciaram no domingo no distrito da Guarda. "Estamos a ter resultados na trajectória definida para uma redução sustentada da dívida a partir do próximo ano e tivemos hoje mais uma boa notícia", declarou o líder dos socialistas.

António Costa afirmou então que, "ao contrário do que alguns precipitadamente anunciaram, o Governo não necessitou de adiar o pagamento das 'tranches' do empréstimo ao FMI".

"Pelo contrário, foi hoje antecipado o pagamento de duas 'tranches' de empréstimo ao FMI. Uma antecipação no total de dois mil milhões de euros, que se traduzirá em 2017 e em 2018 numa redução de 40 milhões de euros nos juros a pagar", apontou o primeiro-ministro.

António Costa rematou que "é esse o caminho do Governo e essa trajectória que se está a prosseguir".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela