Secções
Entrar

Costa defende manutenção de quotas para acolher refugiados

15 de dezembro de 2017 às 14:41

O primeiro-ministro disse não haver "nenhuma razão para se alterar" o mecanismo baseado na solidariedade entre Estados-membros.

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje, em Bruxelas, que as quotas para a recolocação de refugiados devem ser mantidas, sublinhando não haver "nenhuma razão para se alterar" o mecanismo baseado na solidariedade entre Estados-membros.

1 de 5
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Foto: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
António Costa
Foto: REUTERS/Pedro Nunes
Foto: REUTERS/Charles Platiau

"O mecanismo não deve ser abandonado, seria um sinal muito errado que daríamos para a visão que devemos ter da União Europeia (UE)", disse António Costa, em conferência de imprensa, no final de um Conselho Europeu em que foi debatido, mais uma vez, o tema das migrações, sem que tenha havido consenso sobre o que fazer.

O primeiro-ministro acrescentou que "o valor da solidariedade" tem de ser colocado também para proteger os refugiados, o que "implica necessariamente uma partilha desse esforço de acolhimento por todos os Estados-membros".

"Chegou-se às quotas porque se viu que a fórmula voluntária era insuficiente, hoje está decidido que é com quotas e não há nenhuma razão para se alterar o que foi decidido", considerou.

Portugal recebeu, até dia 04 de Setembro, 1.415 refugiados, provenientes da Grécia (1.116) e de Itália (299), desde o lançamento do mecanismo de emergência para a recolocação de pessoas há dois anos.

De acordo com os dados de Bruxelas, dois anos após o lançamento do mecanismo de emergência para ajudar a Grécia e a Itália a lidarem com o fluxo de migrantes, estavam ainda por recolocar 2.800 pessoas a partir da Grécia, continuando a chegar diariamente a Itália novos candidatos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela