Secções
Entrar

Coronavírus: Manuel Alegre dedica poema à Lisboa com "praças cheias de ninguém" e que "ainda resiste"

21 de março de 2020 às 13:34

O poeta Manuel Alegre publicou um poema dedicado a Lisboa que, "com praças cheias de ninguém", "ainda é Lisboa de Pessoa alegre e triste" e "ainda resiste", em tempos de pandemia.

O poeta Manuel Alegre publicou um poema na sua página de Facebook dedicado a Lisboa que, "com praças cheias de ninguém", "ainda é Lisboa de Pessoa alegre e triste" e "ainda resiste", em tempos de pandemia de covid-19.

Desde a sua publicação em www.facebook.com/manuelalegre.escritor, cerca das 16:00 de sexta-feira, até hoje às 12:00, o poema de Alegre foi partilhado por mais de 5.400 pessoas e teve mais 1.600 'likes´.

Lisboa Ainda

Lisboa não tem beijos nem abraços

não tem risos nem esplanadas

não tem passos

nem raparigas e rapazes de mãos dadas

tem praças cheias de ninguém

ainda tem sol mas não tem

nem gaivota de Amália nem canoa

sem restaurantes, sem bares, nem cinemas

ainda é fado ainda é poemas

fechada dentro de si mesma ainda é Lisboa

cidade aberta

ainda é Lisboa de Pessoa alegre e triste

e em cada rua deserta

ainda resiste

20 de março de 2020

Manuel Alegre

A cidade de Lisboa, como o resto do país, vive em estado de emergência desde quinta-feira, que levou a uma redução no número de pessoas nas ruas para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 90.500 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal elevou hoje para 12 o número de mortes associadas ao vírus da covid-19, o dobro face a sexta-feira, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), que regista 1.280 casos confirmados de infeção.

NS // JPS

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela