Secções
Entrar

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

28 de setembro de 2020 às 20:21

A direção do Chega vai propor a "suspensão imediata" do militante Rui Roque.

A direção do Chega vai propor a "suspensão imediata" do militante Rui Roque que defendia aextração dos ovários numa moção de estratégiaque foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido.

Mais de uma semana após o congresso em que a moção foi chumbada, a direção do partido anunciou que vai "reunir, na quinta-feira, com o propósito de proceder à imediata suspensão do militante Rui Roque", autor da moção 'Estratégia Global - Portugal' em que se defendia, entre "outras coisas" que fossem "retirados os ovários" às "mulheres que interrompessem voluntariamente a gravidez".

"Esta proposta ataca de forma ostensiva, não só o bom nome do partido e os seus princípios e valores, como também todas as mulheres do país na sua dignidade e direitos, tal como prevê a lei em vigor", lê-se no comunicado hoje divulgado.

André Ventura, presidente e deputado único do Chega, ainda segundo o texto, "irá propor a imediata suspensão do militante com vista à sua consequente expulsão", não esclarecendo se o fará ao órgão de jurisdição do partido.

E concluiu que "comportamentos desta natureza não serão admitidos" no partido, que "defende a dignidade da pessoa humana e os valores de um Estado de Direito Democrático".

A II convenção do Chega realizou-se em Évora em 19 e 20 de julho, onde a direção de Ventura foi eleita à terceira tentativa.

Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima