BE insta Governo a acabar com PPP do Hospital de Braga
Para Catarina Martins, as PPP na saúde são "um erro" e o Bloco não vai desistir de lutar contra elas
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, instou hoje o Governo a acabar com a parceria público-privada (PPP) de gestão do Hospital de Braga, e defendeu que o sector privado da saúde deve viver com dinheiro privado.
Para Catarina Martins, os dinheiros públicos "devem ser concentrados" no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na gestão pública. "Até ao final do ano, o Governo tem a possibilidade de acabar com a PPP de gestão do Hospital de Braga", referiu a líder do Bloco, durante uma visita ao mercado municipal daquela cidade.
Segundo um despacho publicado na sexta-feira em Diário da República, o Governo decidiu lançar um concurso público para estabelecimento de uma nova parceria público privada (PPP) para a gestão clínica do Hospital de Braga.
Uma gestão que actualmente é assegurada pela José de Mello Saúde, num contrato que termina a 31 de Agosto de 2019.
Para Catarina Martins, as PPP na saúde são "um erro" e o Bloco não vai desistir de lutar contra elas. "O sector privado da saúde deve viver com dinheiro privado, não podemos continuar a ter um sector privado da saúde que vive à conta do erário público", defendeu.
Disse ainda que "não houve nada que os privados trouxessem de melhor" para a gestão dos hospitais.
"Pura e simplesmente, o Estado gasta a pagar a um intermediário privado. O modelo das PPP foi muito lesivo para as contas públicas do país", acentuou.
Acrescentou que há "demasiados mecanismos a engrossar" o sector privado da saúde, como as PPP e contratualizações, e defendeu que tem de haver "um debate público e forte" sobre a matéria, em nome do SNS.
"Travar PPS, contratualizações em excesso e outras formas de os privados viverem com o erário público é matéria essencial para que SNS possa responder a toda a gente", rematou.
Edições do Dia
Boas leituras!