Secções
Entrar

ASAE apreende mais de 400 mil ovos

07 de maio de 2019 às 12:26

Foram apreendidos 369.540 ovos por falta de marcação, 16.200 por falta de rastreabilidade, mil por falta de requisitos em géneros alimentícios e 14.940 por marcação deficiente.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou, em abril, quatro contraordenações e apreendeu 402 milovospor falta ou deficiente marcação, falta de rastreabilidade e ausência de requisitos em géneros alimentícios, no valor de 25.500 euros.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a ASAE adianta que as ações de fiscalização foram realizadas nos centros de classificação e embalamento de ovos da região centro.

"Como resultado foram instaurados quatro processos de contraordenação e apreendidos em locais distintos cerca de 402 000 ovos", nomeadamente 369.540 ovos por falta de marcação, 16.200 ovos por falta de rastreabilidade, mil por falta de requisitos em géneros alimentícios e 14.940 por deficiente marcação.

Através de código impresso nas embalagens e nos ovos, os consumidores devem ter informação sobre o país de origem do produto, em que condições foram criadas as galinhas e qual a zona de exploração de onde os ovos são originários, sendo ainda obrigatória a indicação da data de durabilidade dos ovos não podendo a mesma exceder o prazo de 28 dias relativamente à data de postura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela