Secções
Entrar

Arquivado processo contra atuação do SIS no caso de Frederico Pinheiro

Lusa 05 de novembro de 2024 às 17:48

Ex-adjunto de Galamba saiu do ministério das Infraestruturas com o computador que lhe estava atribuído para serviço e acabou por o entregar, mais tarde, aos agentes do SIS.

O Ministério Público (MP) arquivou esta terça-feira, 05, o inquérito relacionado com a operação desencadeada por agentes do Serviço de Informações de Segurança (SIS) para recuperar um computador junto de Frederico Pinheiro, ex-adjunto do antigo ministro das Infraestruturas João Galamba.

José Sena Goulão/Lusa

"Das diligências realizadas concluiu-se pela insuficiência de indícios quanto à verificação dos crimes em investigação - abuso de poder, ameaça ou coação", refere uma nota do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, publicado hoje na página da Procuradoria-Geral da República.

Segundo a nota, o MP determinou o arquivamento do inquérito "relacionado com a ação operacional desencadeada por agentes do Serviço de Informações de Segurança (SIS) com vista à recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas por um ex-adjunto".

No decurso do inquérito, adianta o MP, procedeu-se à recolha de prova documental e testemunhal.

Em abril de 2023, Frederico Pinheiro, ex-adjunto do antigo ministro socialista das Infraestruturas João Galamba foi exonerado de funções por eventuais "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades" inerentes ao exercício das funções que desempenhava.

Frederico Pinheiro saiu do ministério das Infraestruturas com o computador que lhe estava atribuído para serviço e acabou por o entregar, mais tarde, aos agentes do SIS.

O assunto originou polémica e levou à constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, tendo também sido posta em causa a atuação do SIS na recolha do computador com documentos classificados.

Sobre esta questão, o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa concluiu posteriormente que o SIS não usou meios que lhe estivessem vedados na recuperação do computador levado do Ministério das Infraestruturas pelo ex-assessor.

No âmbito do caso TAP, Frederico Pinheiro foi constituído arguido a 16 de julho passado, entre outros crimes por suspeitas de acesso ilegítimo a documentos classificados e alvo de buscas domiciliárias pela Polícia Judiciária, disse na altura à agência Lusa fonte conhecedora do processo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela