Secções
Entrar

Apagão: REN pede adiamento da entrega de relatório e prazo é alargado até 28 de maio

Lusa 22 de maio de 2025 às 19:05

"O objetivo da REN é entregar um relatório tão detalhado e informativo quanto possivel", disse fonte oficial da Redes Energéticas Nacionais.

A REN - Redes Energéticas Nacionais solicitou o adiamento da entrega do relatório sobre o apagão de 28 de abril, tendo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) alargado o prazo por mais 10 dias.

Sérgio Lemos/Correio da Manhã

De acordo com o regulador, o pedido teve como objetivo permitir à gestora das redes nacionais recolher informação à qual ainda não tinha tido acesso, sendo agora a nova data limite para a entrega do relatório o dia 28 de maio.

Inicialmente, o prazo para a apresentação do relatório era de 20 dias úteis, terminando a 18 de maio. Com esta alteração, o prazo estende-se para 30 dias.

"A REN solicitou o adiamento da entrega do relatório sobre o Incidente de Grande Impacto (IGI), para recolher informação que não tinha tido possibilidade de aceder, para a data limite estabelecida para a solicitação da classificação de Evento Excecional (30 dias)", disse à Lusa fonte oficial da ERSE.

Já fonte oficial da REN referiu que "a prorrogação está prevista e foi pedida devido à complexidade dos dados a analisar. O objetivo da REN é entregar um relatório tão detalhado e informativo quanto possivel", acrescentou.

Um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou, a 28 de abril passado, Portugal continental e Espanha praticamente sem eletricidade, bem como uma parte do território de França.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.

Este incidente mostrou a importância de aumentar a resiliência da rede energética da UE, numa altura em que a Península Ibérica tem uma conectividade abaixo dos 3% com o resto da União.

A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E, na sigla em inglês) está a investigar as causas deste apagão, que classificou como excecional e grave.

Este painel de peritos terá de elaborar um relatório factual que constituirá a base do relatório final até o prazo máximo de 28 de outubro deste ano. Já o relatório final sobre a investigação do incidente deverá ser publicado, o mais tardar, até 30 de setembro de 2026.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela