Secções
Entrar

António Barreto. Portugal tem ainda hoje "dívida grande" para pagar aos agricultores

Lusa 25 de novembro de 2025 às 19:14

Esta "espécie de secundarização" da agricultura na política fez com que o país ainda hoje tenha uma "dívida grande" para pagar aos agricultores.

O antigo ministro da Agricultura António Barreto afirmou, em Lisboa, que o país ainda tem hoje uma "dívida grande" para com a agricultura, assinalando uma secundarização do setor na política.
Mariline Alves/Sábado
Setores como "energia, estradas, certas indústrias, turismo e serviços terão merecido mais atenção e apoio" do que a agricultura, considerou Barreto, que falava no encerramento do primeiro dia do congresso que assinala os 50 anos da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Para Barreto, esta "espécie de secundarização" da agricultura na política fez com que o país ainda hoje tenha uma "dívida grande" para pagar aos agricultores. O também sociólogo disse ainda que a força negocial e de representação da agricultura, comércio, indústria e serviços tem sido reduzida, uma vez que as "autoridades preferem sempre empresários individuais". Assim, vincou que persiste hoje uma tentativa de dificultar o caminho e a existência das organizações civis ativas. António Barreto, que foi responsável pela lei que regularizou a reforma agrária, apelou ainda para que os governantes zelem pela agricultura, "cada vez mais marginal", e para que cuidem da sociedade civil, reforçando a sua organização e valorizando o contributo das organizações enquanto "parceiros da democracia".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela