Secções
Entrar

Antigo arcebispo de Évora morreu após doença prolongada

19 de março de 2019 às 16:59

Maurílio de Gouveia foi ordenado sacerdote em 4 de junho de 1932 e bispo auxiliar de Lisboa (1974), tendo desempenhado a missão de arcebispo de Évora entre 1981 e 2007.

O arcebispo emérito deÉvora, Maurílio de Gouveia, faleceu esta terça-feira cerca das 15h00, na freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz, depois de uma doença prolongada, disse o bispo do Funchal.

Numa nota publicada na página da diocese do Funchal, Nuno Braz salientou que o sacerdote se encontrava no Eremitério de Maria Serena, na freguesia de Gaula, no concelho contíguo a leste do Funchal (Santa Cruz). "O Senhor D. Maurílio de Gouveia faleceu na paz de Jesus", escreveu o prelado madeirense.

Também mencionou que teve "oportunidade de o visitar várias vezes durante a sua doença e receber o seu testemunho cristão de serenidade e entrega total nas mãos de Deus".

"Dizia num dos seus últimos escritos, 'Rumo ao Céu': é uma atitude de lucidez e de esperança", escreveu o bispo do Funchal na nota de pesar.

Nuno Braz também recordou que Maurílio de Gouveia foi ordenado sacerdote em 4 de junho de 1932 e bispo auxiliar de Lisboa (1974), tendo desempenhado a missão de arcebispo de Évora entre 1981 e 2007.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela