Secções
Entrar

A 1 de março há novas etiquetas a atestar a eficiência energética nos eletrodomésticos

Jornal de Negócios 28 de fevereiro de 2021 às 17:29

Esta segunda-feira entra em vigor o novo sistema de etiquetagem nos eletrodomésticos para aferir o grau de eficiência energética. Este novo sistema alarga-se em setembro às lâmpadas

Esta segunda-feira, 1 de março, entra em vigor o novo sistema de etiqueta energética. Simplificado e sem os "+". 

A sinalética entra em vigor, nas lojas físicas e online, agora para as novas máquinas de lavar roupa (e de secagem quando combinadas) e loiça, frigoríficos, televisores e ecrãs eletrónicos, estendendo-se a 1 de setembro às fontes de luz (lâmpadas), adianta, em comunicado, a Adene - Agência para a Energia.


"A principal novidade desta nova etiqueta é a escala de classes de eficiência energética que regressa à sua forma original, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente), cumprindo assim o desejo de muitas organizações de consumidores que reivindicavam uma nova etiqueta energética junto da União Europeia (UE)", diz a Agência, que lançou um site com informação.

Ao longo dos últimos anos, além das letras foram sendo acrescentadas os "+" para responder ao aumento no desenvolvimento de produtos mais eficientes, o que levou a que sejam "já várias as categorias de produtos que apresentam somente produtos de classe "+" no mercado".

Daí que a atual escala da etiqueta, de A+++ a G, se tornou menos eficaz, e de difícil diferenciação.

Por isso, com a mudança da sinalética a escala volta a ser apenas de A a G.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela