Secções
Entrar

Presidenciais: Debate entre Seguro e Ventura foi o mais visto de todos os confrontos

Lusa 28 de janeiro de 2026 às 13:10

Nos canais generalistas, o debate foi acompanhado por mais de 3,9 milhões de portugueses.

Mais de 3,9 milhões de pessoas assistiram ao debate entre os candidatos presidenciais António José Seguro e André Ventura, e foi o mais visto de todos os debates, de acordo com a análise da Universal McCann.
Seguro e Ventura debatem nas Presidenciais, num confronto televisivo AP Photo/Armando Franca
O único debate da segunda volta entre os candidatos à presidência da República teve lugar na terça-feira no MUDE, Museu do Design, em Lisboa, e contou com a presença dos dois candidatos que passaram à segunda volta, António José Seguro e André Ventura. "Este foi um debate inédito, realizado 40 anos após a última e única eleição presidencial até então disputada na segunda volta, entre Mário Soares e Freitas do Amaral", refere a Universal McCann (UM). Os canais generalistas (RTP1, SIC e TVI) e os canais de informação (SIC Notícias, CNN Portugal e RTP3) transmitiram em simultâneo o debate. "Nos canais generalistas, o debate foi acompanhado por mais de 3,9 milhões de portugueses, correspondendo a uma audiência média de 2,4 milhões de telespetadores e a um share total de 48,7%", acrescenta. Com moderação de Clara de Sousa (SIC), Sara Pinto (TVI) e Carlos Daniel (RTP1), "o confronto registou maior audiência na SIC, que foi a estação que conseguiu reter mais espetadores durante o período do debate, alcançando uma audiência total de 1,4 milhões de telespetadores, uma audiência média de 841 mil telespetadores e um share de 16,7%". Entre os três canais, "a TVI ficou na segunda posição, com uma audiência total de 1,3 milhões de telespetadores, uma audiência média de 822 mil telespetadores e um share de 16,3%". A RTP1 registou "menor audiência entre os generalistas, ainda assim, durante o período do debate, alcançou uma audiência total de 1,3 milhões de telespetadores, uma audiência média de 792 mil telespetadores e um share de 15,7%".
Na SIC e na TVI, o debate foi o programa mais visto do dia, enquanto a RTP1 ficou na terceira posição, "apenas atrás dos programas O Preço Certo e Telejornal". Entre os canais de informação, a CNN Portugal foi o canal que registou maior audiência. O canal do grupo Media Capital alcançou uma audiência total de 477 mil telespetadores, uma audiência média de 244 mil telespetadores e um share de 4,8%. A SIC Notícias ficou na segunda posição, seguida da RTP3, refere a UM. "O debate entre António José Seguro e André Ventura tornou-se, assim, e sem surpresas, o mais visto de toda a série de debates das eleições presidenciais iniciada no passado mês de novembro", acrescenta. Analisando as audiências do dia 27 de janeiro de 2026, "a SIC foi o canal líder, com um share de 15,0%, seguida da TVI com 13,9% e da RTP1 com 12,2%". A análise da audiência média ao longo do debate "mostra que os canais generalistas apresentaram valores muito semelhantes durante todo o confronto. SIC, TVI e RTP1 alternaram na liderança, sendo, no entanto, a SIC o canal que se manteve na liderança durante mais tempo. Verifica-se também que as audiências se mantiveram estáveis ao longo de todo o debate nos canais generalistas". Com o final do confronto, "os canais de informação registaram um aumento das audiências, demonstrando o interesse dos portugueses na análise e no rescaldo do debate". As eleições estão marcadas para 08 de fevereiro, mas o voto antecipado é já no próximo domingo.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima