Secções
Entrar

Mau Tempo: Comboios parados nas linhas de Cascais e Beira Alta

Lusa 20 de março de 2025 às 09:11

Cerca das 8h30, a circulação foi retomada nas linhas do Vouga e Douro, mantendo-se suspensa na Linha de Cascais, na Linha da Beira Alta, entre Guarda e Celorico da Beira, e na Linha do Sul, entre Pinheiro e Vale do Guizo.

O mau tempo que se verificou durante a noite causou problemas na circulação ferroviária nas linhas de Cascais, Douro e Beira Alta. A circulação seria retomada, pelas 8h30, no Douro e do Vouga, informou a Infraestruturas de Portugal, acrescentando mais linhas ferroviárias à lista das afetadas.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Num ponto de situação que reporta a informação recolhida pelas 8h30, a Infraestruturas de Portugal (IP) indica que se mantinha suspensa a circulação ferroviária na Linha de Cascais, na Linha da Beira Alta, entre Guarda e Celorico da Beira, e na Linha do Sul, entre Pinheiro e Vale do Guizo.

Segundo a informação publicada pela empresa nas redes sociais, também a Linha do Alentejo, entre Barreiro e Pinhal Novo, e o Ramal de Tomar, entre Lamarosa e tomar, continuavam com a circulação suspensa.

Com constrangimentos mantinha-se a Linha do Norte, entre Bobadela e Alverca, uma zona de quatro vias onde os comboios apenas circulam em duas.

Na Linha do Douro, depois de a circulação ter estado suspensa, a IP informou que os comboios voltaram a circular pelas 06h32, entre Ermida e Marco de Canaveses, depois de resolvida a queda de árvore provocada pelas condições climatéricas durante a noite.

Os efeitos da passagem da depressão Martinho causaram ainda constrangimentos na circulação ferroviária na Linha do Sado, que pelas 07h50 se fazia apenas entre Praias do Sado e Pinhal Novo, mas que estará já restabelecida pois não aparece no ponto de situação mais recente da Infraestruturas de Portugal.

Os constrangimentos estenderam-se à circulação ferroviária na Linha do Oeste, que esteve condicionada devido a quedas de árvores e chapas entre as Caldas da Rainha e Leiria.

O mau tempo também obrigou a suspender a circulação dos comboios da Ponte 25 de Abril entre as estações de Coina e Roma-Areeiro, que, segundo a Fertagus, foi retomada pelas 7h25, mas com "atrasos significativos".

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), mais de 4.000 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas em Portugal continental entre as 00h00 e as 7h, a maioria quedas de árvores e estruturas.

Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.

Notícia atualizada às 9h56 com a reativação das linhas do Douro e Vouga.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela