Mau Tempo: Comboios parados nas linhas de Cascais e Beira Alta
Cerca das 8h30, a circulação foi retomada nas linhas do Vouga e Douro, mantendo-se suspensa na Linha de Cascais, na Linha da Beira Alta, entre Guarda e Celorico da Beira, e na Linha do Sul, entre Pinheiro e Vale do Guizo.
O mau tempo que se verificou durante a noite causou problemas na circulação ferroviária nas linhas de Cascais, Douro e Beira Alta. A circulação seria retomada, pelas 8h30, no Douro e do Vouga, informou a Infraestruturas de Portugal, acrescentando mais linhas ferroviárias à lista das afetadas.
Num ponto de situação que reporta a informação recolhida pelas 8h30, a Infraestruturas de Portugal (IP) indica que se mantinha suspensa a circulação ferroviária na Linha de Cascais, na Linha da Beira Alta, entre Guarda e Celorico da Beira, e na Linha do Sul, entre Pinheiro e Vale do Guizo.
Segundo a informação publicada pela empresa nas redes sociais, também a Linha do Alentejo, entre Barreiro e Pinhal Novo, e o Ramal de Tomar, entre Lamarosa e tomar, continuavam com a circulação suspensa.
Com constrangimentos mantinha-se a Linha do Norte, entre Bobadela e Alverca, uma zona de quatro vias onde os comboios apenas circulam em duas.
Na Linha do Douro, depois de a circulação ter estado suspensa, a IP informou que os comboios voltaram a circular pelas 06h32, entre Ermida e Marco de Canaveses, depois de resolvida a queda de árvore provocada pelas condições climatéricas durante a noite.
Os efeitos da passagem da depressão Martinho causaram ainda constrangimentos na circulação ferroviária na Linha do Sado, que pelas 07h50 se fazia apenas entre Praias do Sado e Pinhal Novo, mas que estará já restabelecida pois não aparece no ponto de situação mais recente da Infraestruturas de Portugal.
Os constrangimentos estenderam-se à circulação ferroviária na Linha do Oeste, que esteve condicionada devido a quedas de árvores e chapas entre as Caldas da Rainha e Leiria.
O mau tempo também obrigou a suspender a circulação dos comboios da Ponte 25 de Abril entre as estações de Coina e Roma-Areeiro, que, segundo a Fertagus, foi retomada pelas 7h25, mas com "atrasos significativos".
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), mais de 4.000 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas em Portugal continental entre as 00h00 e as 7h, a maioria quedas de árvores e estruturas.
Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.
Notícia atualizada às 9h56 com a reativação das linhas do Douro e Vouga.
Edições do Dia
Boas leituras!