Secções
Entrar

Igreja Católica discute compensações por abusos sexuais a partir de abril

Lusa 21 de janeiro de 2025 às 17:04

Até ao momento, foram instruídos oito processos, mas o grupo VITA considera que é necessário ter uma "amostra adequada" para discutir os valores das compensações a pagar.

O Grupo VITA, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para acompanhar as situações de abuso sexual na Igreja Católica, estima que depois de abril será criada uma comissão para discutir as compensações financeiras às vítimas.

Numa conferência de imprensa, a coordenadora do grupo explicou que os 61 pedidos de compensação financeira feitos até agora - 40 de homens e 21 de mulheres - estão a ser documentados por uma equipa de instrução, que irá remeter o caso para uma segunda comissão que irá definir os valores a pagar.

"Quem já fez o seu relato previamente" e se o seu caso "estiver documentado não é necessário voltar" a "dar o testemunho à comissão de instrução", afirmou Rute Agulhas.

Até ao momento, foram instruídos oito processos, mas é necessário ter uma "amostra adequada" para discutir os valores das compensações a pagar.

Desde a sua criação, o grupo VITA já recebeu 118 denúncias, mas segundo a coordenadora, a maioria dos casos não tinha como foco o objetivo de obter algum tipo de compensação mercantil.

"Não sentimos uma maior motivação mercantil", mas sim a "necessidade de um espaço e um tempo de escuta e disponibilidade" para ouvir cada caso, explicou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela