Secções
Entrar

Vento está a condicionar movimento no Aeroporto da Madeira

05 de agosto de 2017 às 12:54

Já foram para a ilha do Porto Santo três aviões que não conseguiram aterrar na Madeira

O vento forte está hoje a condicionar o movimento no Aeroporto da Madeira - Cristiano Ronaldo, tendo divergido três voos para o Porto Santo, um para Tenerife, nas Ilhas Canárias e outro para o Porto.

Os aviões até às 9h30 conseguiram aterrar, mas fonte aeroportuária disse à agência Lusa que a partir dessa hora, devido ao vento forte na zona de Santa Cruz, o concelho vizinho a leste do Funchal, foram para a ilha do Porto Santo três aviões que não conseguiram aterrar na Madeira.

A mesma fonte adiantou que no Porto Santo aguardam uma aeronave da companhia Edelweiss, proveniente de Zurique, um da Transavia que partiu de Lyon (França) e outra da Arke Fly de Amesterdão (Holanda).

Para Tenerife divergiu um outro avião da Tui e um voo da Transavia, proveniente de Paris, foi para o Porto.

Estão ainda em espera para tentar aterrar na Madeira um voo da Easyjet e um da TAP, estando atrasadas algumas ligações.

A ANA - Aeroportos de Portugal tinha avisado na quinta--feira que estavam previstos "constrangimentos" no movimento no Aeroporto da Madeira entre hoje e terça-feira.

Nesse mesmo dia o Governo Regional da Madeira apelou a todo o sector do turismo e à Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) para a necessidade de uma "solução concertada" para responder à situação de previsão de condicionamento no aeroporto da ilha.

Numa nota divulgada na região, a secretaria da Economia, Turismo e Cultura madeirense defendeu a necessidade de preparação de "uma resposta articulada", visando evitar "as situações que se viveram recentemente" no aeroporto da Madeira- Cristiano Ronaldo que "abone a favor dos passageiros e da imagem do destino" turístico.

Nos dias 24 e 25 de Julho, os movimentos de aterragens e descolagens estiveram condicionados devido ao vento forte, o que levou ao cancelamento de 22 voos, tendo apenas 24 os 54 programados conseguido aterrar na Madeira, enquanto oito tiveram de divergir para os aeroportos de Canárias, Porto Santo e Porto.

Apenas 18 aviões conseguiram fazer-se à pista aproveitando algumas "abertas" nas condições meteorológicas, uma situação que afectou milhares de passageiros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela