Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
09 de outubro de 2024 às 23:00

Violência financeira é violência doméstica

O controlo das finanças pessoais da vítima após manipulação ou coação graves é uma evidente forma de violência doméstica. A violência financeira, se quisermos usar este termo, é quase um intermédio entre a violência física e a violência psicológica.

MAIS UMA SEMANA no País emerso, mais um caso de violência doméstica nas notícias. Já não há nada que choque a Nação: insultos, estalos, humilhações, apertos no pescoço até cortar a respiração, ameaças e tentativas de morte ou agressões a menores. O caso do casal de juízes do Tribunal da Comarca de Viseu, em que o ex-marido será julgado por 20 anos de violência doméstica exercida sob a sua ex-mulher e dois filhos, tem disto e muito mais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.