Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
06 de novembro de 2024 às 23:00

Diário da trumplândia (antes das eleições)

Os voos internos são tipo autocarros cheios, sem espaço para nada. Ir aos EUA nestes dias pré-eleitorais é transportar uma sombra sinistra às costas, a da possibilidade da vitória de Trump.

Primeiro dia, 1.º voo – Das coisas piores dos nossos dias é viajar de avião. Em “económica”, pelo menos. Tudo é complicado, tudo é inconfortável, tudo é extenuante: malas, pessoas, distâncias. E se for para os EUA ainda pior. As multidões diante dos serviços de fronteira são enormes. Aqui a border, que tanto incomoda os trumpistas, é certamente melhor do que no Sul – entrar em Nova Iorque não é o mesmo do que vir de Tijuana –, mas, mesmo assim, demora entre meia hora e uma hora, a que se seguem várias inspecções.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.