Sábado – Pense por si

Sandra Felgueiras
Sandra Felgueiras
02 de junho de 2022 às 08:00

Portugal, país do futuro sem presente

Querer transformar este País à beira-mar num centro energético da Europa, a uma escala de produção reduzidíssima, com base numa energia ainda embrionária, não é apenas um erro de principiante, será trágico a curto e a médio prazo.

Esta semana, vi o nosso primeiro-ministro, na Alemanha, ao lado do seu homólogo Olaf Scholz, a anunciar de forma entusiasta que Portugal "pode ser a plataforma para fornecer energia ao Centro da Europa e ajudar a reduzir a dependência do gás russo a partir do porto de Sines". E ainda o ouvi insistir na já repetida (e desmentida) ideia de que "Portugal será um importante exportador de hidrogénio verde". Na semana em que a União Europeia aprovou um importante embargo, de quase 90%, ao petróleo russo até ao fim do ano, as palavras de António Costa soam a ótimas notícias. Mas só soam.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.