Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
28 de julho de 2015 às 08:48

Pós-capitalismo

O esgotamento energético, as mudanças climáticas, o envelhecimento populacional e as migrações tornarão impossível a dinâmica do capitalismo

Foi Kingsley Amis quem disse: "Se não irritas alguém com o que escreves, não te dês ao trabalho de escrever." Paul Mason, editor de economia do Channel 4, seguiu o conselho de Amis. Para a semana, editará em Inglaterra (Allen Lane, Penguin)Postcapitalism: a Guide to Our Future. Nele, defende que a humanidade está destinada a caminhar para um novo sistema político e económico, baseado nos benefícios da tecnologia e na partilha da informação como bem social, onde o conhecimento será ubíquo e as forças de mercado dissolvidas. Segundo Mason, o pós-capitalismo triunfará, não porque o socialismo vingou – o socialismo é hoje como um lutador de boxe que ainda não sabe que perdeu por KO – mas porque o próprio capitalismo tecnológico e a livre circulação global de bens e ideias acabarão por fragilizar os preços fixos e o monopólio das multinacionais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.