Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
23 de outubro de 2018 às 09:00

O som da sabedoria

Agora que vamos percebendo que a Internet e as redes sociais, após uma efémera Era da Informação, servem sobretudo para contrariar o conhecimento, a literatura é o último reduto da luta da sabedoria contra a ignorância

Nesta nova idade da ira, onde o oráculo de Delfos ("conhece-te a ti mesmo") foi substituído pelo Deus Google ("desinforma os outros"), os livros são o último som que ouvimos quando procuramos sabedoria. Agora que vamos percebendo que a Internet e as redes sociais, após uma efémera Era da Informação, servem sobretudo para contrariar o conhecimento - medo, preconceito e divisionismo sob a forma de comentários radicais, hate mail e fake news -, a literatura é o último reduto da luta da sabedoria contra a ignorância. Um populista/extremista tem sempre certezas, jamais tem dúvidas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.