Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
19 de março de 2019 às 09:00

O silêncio

O silêncio é a maneira que temos de rezar sem sermos crentes, de esperar sem sermos pacientes, de recuar sem sermos tementes. O que fazemos no meio do caos é muito semelhante ao que fazem as outras espécies animais. O que fazemos no silêncio é o que nos distingue delas

Não há nada mais importante do que o silêncio. Ele é a única forma de escutarmos as decisões da Natureza, de ouvirmos o corpo de um amante, de observarmos a nossa sombra antes que ela nos traia. De compreendermos o pensamento. Falo do som da chuva de Primavera, dos sussurros da comida kaiseki, do ruído das aldeias que têm apenas uma música, a mesma para casamentos ou funerais. As notas escondidas entre as canções de Springsteen on Broadway, a forma como olhamos, e olhamos, e olhamos para o beijo de Cary Grant e Ingrid Bergman em Notorious. O silêncio de Magritte escondido atrás de um candeeiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.