Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
05 de setembro de 2021 às 10:00

Corvo branco, pássaro negro

Onde termina McCartney e onde começa Lennon? Depois de ouvirmos outra vez Eleanor Rigby ou Strawberry Fields Forever, não interessa. Em McCartney 3,2,1, talvez seja mais importante saber que o quinto Beatle não era George Martin. Era o acaso.

HÁ ALGUMA COISA mais bonita do que Here, There and Everywhere, escrita por Paul McCartney sentado à porta da casa de John Lennon, à espera que ele acorde, enquanto pensa em Jane Asher? Lennon, para quem era doloroso qualquer elogio, disse que era “uma boa canção”: para McCartney, foi o suficiente. Terminaram-na juntos, como terminaram juntos quase 300 canções, invariavelmente ao fim de um único dia de estúdio (há excepções que confirmam a lenda, como A Day in the Life, o tema-pop que Bach e Stockhausen teriam composto caso partilhassem uma herdade nos arredores de Londres durante o blitz).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.