Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
28 de janeiro de 2020 às 09:00

Chorei quando tirei esta foto

Weegee, um mitómano com péssimos hábitos de higiene que perseguia sem êxito strippers que os clientes desdenhavam, saiu de casa aos 13 anos, dormiu em bancos de jardim e sobre jornais estendidos nos passeios até aprender a revelar imagens aos 14

Muitas vezes, o que tomamos como verdadeiro é falso e o que juramos ser falso é verdadeiro. Olhem para Weegee e para Robert Capa. O primeiro é o pai pobre e profano da fotografia tablóide, nascido numa aldeia miserável do império austro-húngaro (hoje situada na Ucrânia), que caminhou descalço de Ellis Island até ao Lower East Side, em 1909, para crescer na Nova Iorque da Grande Depressão, num apartamento minúsculo, asfixiante, com a mãe e os dois irmãos a viverem à custa do que o pai vendia nas ruas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.