Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
28 de janeiro de 2020 às 09:00

Chorei quando tirei esta foto

Weegee, um mitómano com péssimos hábitos de higiene que perseguia sem êxito strippers que os clientes desdenhavam, saiu de casa aos 13 anos, dormiu em bancos de jardim e sobre jornais estendidos nos passeios até aprender a revelar imagens aos 14

Muitas vezes, o que tomamos como verdadeiro é falso e o que juramos ser falso é verdadeiro. Olhem para Weegee e para Robert Capa. O primeiro é o pai pobre e profano da fotografia tablóide, nascido numa aldeia miserável do império austro-húngaro (hoje situada na Ucrânia), que caminhou descalço de Ellis Island até ao Lower East Side, em 1909, para crescer na Nova Iorque da Grande Depressão, num apartamento minúsculo, asfixiante, com a mãe e os dois irmãos a viverem à custa do que o pai vendia nas ruas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?