Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
28 de janeiro de 2020 às 09:00

Chorei quando tirei esta foto

Weegee, um mitómano com péssimos hábitos de higiene que perseguia sem êxito strippers que os clientes desdenhavam, saiu de casa aos 13 anos, dormiu em bancos de jardim e sobre jornais estendidos nos passeios até aprender a revelar imagens aos 14

Muitas vezes, o que tomamos como verdadeiro é falso e o que juramos ser falso é verdadeiro. Olhem para Weegee e para Robert Capa. O primeiro é o pai pobre e profano da fotografia tablóide, nascido numa aldeia miserável do império austro-húngaro (hoje situada na Ucrânia), que caminhou descalço de Ellis Island até ao Lower East Side, em 1909, para crescer na Nova Iorque da Grande Depressão, num apartamento minúsculo, asfixiante, com a mãe e os dois irmãos a viverem à custa do que o pai vendia nas ruas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.