Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
01 de outubro de 2017 às 13:00

Saudades dos regedores

Quem não gosta de eleições, quem fica maçado com as campanhas, quem abomina que haja propaganda eleitoral, quem despreza os homens e as mulheres que aos milhares concorrem às eleições da aldeia mais remota aos bairros de luxo das cidades, tem de facto saudades dos regedores

Parece que há gente que tem saudades dos regedores, o que não é muito diferente de ter saudades dos governadores nomeados pelo governo, das eleições de opereta, do senhor presidente do Conselho que não ia a votos, do mundo ordenado, hierárquico, onde não havia necessidade de dizer ao que se vinha, mas sim de obedecer. Das juntas de freguesias às Casas do Povo, aos sindicatos, às associações, quem estava lá tinha de ter autorização para lá estar, e quem a dava era em última instância essa interessante instituição chamada PIDE. Quem não gosta de eleições, quem fica maçado com as campanhas, quem abomina que haja propaganda eleitoral, quem despreza os homens e as mulheres que aos milhares concorrem às eleições da aldeia mais remota aos bairros de luxo das cidades, tem de facto saudades dos regedores. Certamente gostavam de ser um, sem ir a votos, apenas obedecendo numa carreira feita de vénias ou de se ter nascido no sítio certo com os pais certos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.