Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
30 de dezembro de 2015 às 08:00

Onde antes estava Deus, a direita coloca hoje a “realidade”

Na verdade, colocar a “realidade” onde antes estava Deus, (ou Deus, Pátria e Família), já é um downgrade. Deus sozinho ficava melhor, o “Deus que está do nosso lado”, o “Deus” da guerra justa contra os infiéis, o “Deus” de que emana a Razão Suprema, logo, que é inquestionável, incontornável, de que não há “alternativa”

Um dos absurdos mais divulgados pela teorização radical de direita e que teve um recente acolhimento numa frase presidencial, é colocar no lugar de Deus aquilo a que chamam a "realidade". Poucas coisas mais arrogantes passam hoje por ser "pensamento" do que o modo como se faz uma apropriação de algo tão complicado, a "realidade" – se é que ela existe –, para blindar meia dúzia de preceitos de mau economês e pior política, associados a um neo-malthusianismo que deixaria Malthus a corar de vergonha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.