Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
24 de março de 2019 às 13:00

Cidadania em vez de História e Geografia

Podem continuar a comer nos McDonald’s e a ter preguiça para separar o lixo, mas o passo para dizerem alguma coisa, manifestando-se, é já em si um progresso. Convinha é que o protesto ecológico, importante que seja, não seja apenas uma causa global, abstracta e de “boa consciência”

Nenhum ignorante funcional, dos que são feitos pela escola de hoje, sem saber nada de História e Geografia, é bom cidadão. Podem dar -lhe todas as aulas de cidadania que quiserem que ele não aprende nada, porque pura e simplesmente não pode aprender. Para além das dúvidas que uma disciplina de Cidadania pode levantar – e levanta certamente –, a ideia de que para arranjar espaço se pode diminuir a carga lectiva da História e da Geografia é não só errada como contraproducente. Mas é um bom retrato dos mecanismos da moda politicamente correcta e da ignorância contemporânea.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.