Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
27 de maio de 2018 às 13:00

Atenção aos detalhes: porque é que não receberam os imigrantes?

Por que razão não foram os imigrantes recebidos pelo PSD? O que é que há no programa do partido, na tradição do partido, no maltratado ethos do partido, que o torne indiferente aos problemas da imigração?

Houve recentemente uma manifestação de imigrantes junto da Assembleia da República reivindicando celeridade na concessão de documentos. Muitos são de países que até agora poucos imigrantes tinham em Portugal, como por exemplo o Nepal, o Bangladesh e o Paquistão. Nós precisamos destes trabalhadores, muito dos quais são explorados quase como escravos, em plantações agrícolas no Sul de Portugal. O facto de não estarem documentados tem directa relação com as condições brutais em que estão alojados e trabalham, fazendo parte de um aspecto da nossa vida económica que é escondida da maioria das pessoas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.