Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
09 de junho de 2022 às 14:00

A fala de Cavaco Silva sobre a política do PS

Uma coisa era a idiossincrasia pessoal de Cavaco, o verdadeiro anti-Soares, outra a realidade de uma governação que abriu a comunicação social à aparição de televisões privadas, uma revolução no panorama audiovisual.

Cavaco Silva é daquelas pessoas que tem autoridade para criticar Costa e os governos do PS. É verdade que o faz com uma dose de ressentimento que muitas vezes prejudica a lucidez e o impede de relativizar as dificuldades externas que Costa defrontou com a pandemia e defronta agora com a guerra na Ucrânia, ou esquecer que a maioria absoluta do PS só começa agora. Mas numa coisa ele tem inteiramente razão, o PS não tem qualquer impulso reformista, não teve no passado como preço a pagar pela "geringonça" e não parece ter no presente, a julgar pelos primeiros passos da governação "absoluta". Neste segundo caso, há que acrescentar o benefício da dúvida, que Cavaco, mesmo que de forma venenosa, não deixa de dar. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.