Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
24 de junho de 2021 às 20:00

A lei da bola

Ferro Rodrigues é mais um exemplo de aproveitamento político do fenómeno futebol - só que desta vez saiu-lhe mal. Não só anunciou que vai dar uma “escapadinha” a Sevilha com a situação pandémica no vermelho como incentivou todos os cidadãos a ignorar a pandemia e a fazer o mesmo.

É inútil tentar explicar a importância do futebol em Portugal. Mas é importante perceber como os políticos que nos governam se aproveitam da paixão geral pelo desporto para se autopromoverem. Seja em debates televisivos, no comentário nos jornais, na integração em listas ou comissões de honra de candidatos à presidência de clubes e, quando estão em cargos eleitos, nas deslocações "obrigatórias" a jogos de clubes e da seleção nacional. Sobretudo nessas - porque se é nacional não há risco de ferirem suscetibilidades que possam afetar resultados eleitorais. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.